Desvenlafaxine em comprimido
Desvenlafaxine é um antidepressivo que pertence à classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e norepinefrina (IRSN). Desvenlafaxine atua ao nível das substâncias químicas no cérebro que podem ficar desequilibradas e provocar depressão.
Desvenlafaxine é usado no tratamento de distúrbios depressivos graves. Não deve usar Desvenlafaxine se for alérgico à desvenlafaxina ou à venlafaxina (Effexor) ou se estiver a receber injeções de azul de metileno.
Não tome Desvenlafaxine se estiver a tomar um inibidor da MAO. Poderá ocorrer uma reação medicamentosa perigosa. Os inibidores da MAO podem incluem isocarboxazid, linezolida, fenelzina, rasagilina, selegilina e tranilcipromina. Deve esperar pelo menos 14 dias após a interrupção de um IMAO antes de poder tomar Desvenlafaxine. Depois de parar de tomar este medicamento, deve esperar pelo menos 7 dias antes de começar a tomar um IMAO.
Medicamento de categoria C de acordo com a FDA relativamente à gravidez. O Desvenlafaxine pode ser prejudicial para os recém-nascidos quando a mãe toma este medicamento no final da gravidez (durante o terceiro trimestre). Informe o seu médico se estiver grávida ou a planear engravidar durante o tratamento.
O Desvenlafaxine pode passar para o leite materno e ser prejudicial para o bebé. Informe o seu médico se estiver a amamentar.
Não dê este medicamento a pessoas com menos de 18 anos sem o aconselhamento de um médico.
O que pode interferir com este medicamento?
Tomar Desvenlafaxine com outros fármacos que o deixam com sonolência ou abrandam a respiração pode aumentar esses efeitos. Fale com o seu médico antes de tomar Desvenlafaxine com comprimidos para dormir, analgésicos, relaxantes musculares ou medicamentos para a ansiedade ou convulsões.
Muitos medicamentos podem interagir com o Desvenlafaxine. Não estão aqui listadas todas as interações medicamentosas possíveis. Informe o seu médico de todos os medicamentos que está a tomar, a iniciar ou a deixar de tomar durante o tratamento com Desvenlafaxine, especialmente:
Que cuidados devo ter enquanto tomar este medicamento?
Os efeitos secundários comuns podem incluir:
- qualquer antidepressivo;
- anticoagulantes, tais como: Warfarin, Coumadin;
- diuréticos ou "comprimido de água";
- lítio;< li>
- midazolam;
- imatinib;
- hipericão;
- triptofano (por vezes chamado de L-triptofano);< li>
- antibióticos - claritromicina, telitromicina;
- antifúngicos - itraconazol, cetoconazol, posaconazol, voriconazol;
- medicamentos para o coração - nicardipina, quinidina;< li>
- medicamentos para a hepatite C - boceprevir, telaprevir;
- medicamentos para o HIV/SIDA - atazanavir, delavirdina, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir, saquinavir;
- medicamentos para dores de cabeça e enxaquecas - sumatriptano, rizatriptan, e outros; ou
- analgésicos - fentanil ou tramadol
-
-
Ingerir álcool pode potenciar determinados efeitos secundários do Desvenlafaxine.
-
- tonturas, sonolência, ansiedade;
- aumento da transpiração;
- náuseas, perda de apetite, prisão de ventre;
- perturbações do sono (insónia); ou
- diminuição do desejo sexual, impotência, dificuldade em ter um orgasmo.
Fale primeiro com o seu médico antes de tomar um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE) para a dor, artrite, febre ou abcesso, tal como: aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxib (Celebrex), diclofenac, indometacina, meloxicam, entre outros. Ao tomar um AINE com Desvenlafaxine poderá fazer equimoses ou ter hemorragias com facilidade.
Tenha cuidado se conduzir ou fizer qualquer coisa que requeira um estado de alerta.
-
.